terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

tempos verbais em inglês - futuro na língua inglesa


Antes de continuar é preciso que você entenda o que lingüistas já perceberam a tempo: a língua inglesa NÃO possui o tempo verbal futuro. Ou seja, não há na Gramática Normativa da língua inglesa um tempo futuro como temos em português - Futuro do Presente do Modo Indicativo: eu estudarei, tu estudarás, ele estudará, nós estudaremos, etc.

No entanto, há em inglês modos diferentes de se referir ao tempo futuro. É aí que entram em cena will, be going to, may, might e present continuous. Cada um deles usado de acordo com a intenção de quem fala.

De modo simples e claro as dicas dadas nos posts que mencionei acima funcionam perfeitamente bem. Para facilitar um pouco mais o assunto podemos fazer assim: imagine uma escala de 0% a 100%. Digamos que esta é a escala da certeza de que algo acontecerá. Ou seja, 10% significa que o evento pode (talvez, quem sabe, provavelmente) acontecer, mas é totalmente incerto que aconteça. Se o evento receber um nota de 95% de certeza, quer dizer que tem toda a chance de acontecer.

Por exemplo, em 2009 eu talvez viaje para Belém (PA). Ainda não é nada certo! Há uma possibilidade remota de isto acontecer. Talvez aconteça! Devido a esta completa incerteza e dúvida eu coloco este evento com o grau de 15% na escala. Por outro lado, dia 13 de dezembro agora é o meu casamento (verdade, viu!). Isto já está super certo, o juiz estará presente no local, todas as taxas foram pagas, os convites enviado, a festa está organizada, etc. Logo, meu casamento recebe o grau de 100% na escala. Será que deu para entender isto?

Pois bem, em inglês podemos dizer que quanto mais certeza tivermos de que um evento acontecerá usaremos o "present continuous" ou o "be going to". Quanto menor a certeza podemos usar o "will", o "may" e o "might". Podemos criar uma escala assim:

* 100% de certeza usamos o Present Continuous
* 90% de certeza usamos o "be going to"
* 50% de certeza usamos o "will"
* 30% de certeza usamos o "may"
* 15% de certeza usamos o "might"


Exemplos:

* I'm traveling to Belém next year. (Viajo para Belém ano que vem [tenho certeza disto])
* I'm going to travel to Belém next year. (Vou viajar para Belém no ano que vem [estou me organizando para isto])
* I think I will travel to Belém next year. (Acho que vou viajar para Belém ano que vem [apenas acho, não tenho certeza ainda])
* I may travel to Belém next year. (Provavelmente eu viaje para Belém ano que vem [há uma probabilidade meio que remota de eu viajar, mas nada garantido, está mais para não do que para sim])
* I might travel to Belém next year. (Há uma probabilidade muito remota de eu viajar para Belém no ano que vem [o mais certo é que eu não viaje, depende de muitas coisas, eu acho meio impossível, mas quem sabe])

É mais ou menos assim que a coisa funciona! Claro que podem haver exceções ou usos diferenciados, porém com a dica dada acima você pode tirar de letra este tal de futuro em inglês. É só praticar o máximo que puder e sempre que puder!

Nenhum comentário: